Ao longo da história as pessoas com deficiência intelectual receberam as mais diversas nomenclaturas (retardadas, excepcionais, entre outras), atualmente o termo “Deficiência Intelectual” é o mais utilizado.
A conceituação da deficiência intelectual, na atualidade, assume uma nova nomenclatura, de acordo com Associação Americana sobre Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento (AAIDD). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a mudança do termo Deficiência Mental por Deficiência Intelectual em outubro de 2004, em um documento intitulado Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual.
Segundo a AAIDD (Associação Americana sobre Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento) a deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD , limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) inferior a 70”.
Em termos de funcionamento adaptativo conforme no descrito na definição da AAIDD é necessário que o aluno apresente prejuízos significativos no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, auto cuidado, vida doméstica, habilidades sociais interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
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