sábado, 16 de outubro de 2010

Educação Física Adaptada

A Educação Física Adaptada é um segmento da Educação Física cujo trabalho é voltado para as Pessoas com Necessidades Especiais. Esse grupo é composto por indivíduos que apresentam características físicas, psíquicas, de natureza genética, auditivas, visuais e múltiplas diferentes das pessoas ditas "normais". São pessoas que fogem do padrão de normalidade imposto pela sociedade.

           Com isso, uma das atuações do profissional de Educação Física é estimular as necessidades, as possibilidades e as potencialidades destas pessoas através de jogos esportivos adaptados, dança, e atividades lúdico-recreativas, entre outros. Os conteúdos trabalhados devem levar em conta as capacidades e as práticas sociais dos alunos, utilizando também o conhecimento dos mesmos, tendo em vista, sempre suas carências e      suas necessidades.

    Portanto, a Educação Física, pelo seu conceito e abrangência, deve ser considerada como parte do processo educativo das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar, por constituir-se na melhor opção de experiências corporais sem excluir a totalidade dos indivíduos, possibilitando melhoria no estilo de vida, incorporando o uso de várias formas de atividades físicas que, com fins educativos, em diversas formas de expressão, estabelecendo grandes possibilidades de aprendizagem e interação social.





E assim tudo começou...





 A inserção no mercado de trabalho de um recém formado não é fácil, você é sempre jovem demais ou inexperiente demais. Batalhei muito para conseguir uma oportunidade, fui a clubes, academias e escolas, porém nada de vaga. Estava bastante desanimado, porém Deus me havia reservado algo muito especial, a minha primeira oportunidade de emprego como professor de Educação Física foi Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), que atende pessoas deficiência física e ou intelectual de ambos os sexos, a partir de zero ano, em meio período e período integral. Passei a integrar o setor de Educação Física da Aril, que conta com 5 profissionais e uma estagiária. O nosso principal objetivo é oportunizar ao máximo o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social das crianças, adolescentes e adultos, através de atividades motoras gerais como: atividades lúdicas, atividades atléticas naturais, atividades recreativas, iniciação esportiva e treinamento esportivo, sempre considerando e respeitando as potencialidades de cada um.